quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dieta Dukan

A dieta Dukan, famosa na Europa, ganhou o mundo após ser divulgada pela princesa Kate Middleton, que adotou este plano alimentar poucos meses antes de seu casamento com o príncipe William.

Outras celebridades como Jennifer Lopez e Penelope Cruz também atribuem suas silhuetas a dieta desenvolvida pelo médico francês Dr. Pierre Dukan.


Emagrecimento rápido, sem fome e manutenção do peso por toda a vida são os principais atrativos da dieta. O segredo para a saciedade é o consumo de proteínas, que é liberado em todas as fases da dieta, ou seja, você pode comer até ficar satisfeito.

A primeira fase: Ataque

A dieta é composta por quatro fases. A primeira é a mais restritiva, permite somente o consumo de proteínas magras e pode durar de 1 a 10 dias, dependendo do seu peso atual e do progresso ao longo dos dias. Seguindo corretamente o plano alimentar, você pode eliminar até 5 quilos em dois dias.

Na fase de ataque é importante beber muita água, de dois a três litros por dia. A água estimula o funcionamento dos rins, evitando que eles fiquem sobrecarregados pelo excesso de proteínas.

Tempere os alimentos com ervas, cebola, alho e use o mínimo possível de gordura, dando preferência ao azeite de oliva extra virgem.

Por ser bem restritiva, esta fase é a mais difícil, mas é muito importante para ajustar seu organismo. Não é apenas uma luta contra maus hábitos alimentares, mas também contra dependência física de alimentos como açúcar e chocolate, por exemplo.

Nos primeiros dias, você pode se sentir mais cansado, com menos energia. Não é recomendável que praticar exercícios físicos intensos nesta etapa. A boa notícia é que se você resistir os primeiros 3 dias, há grandes chances de obter sucesso com a dieta e em breve você estará sentindo mais disposição e menos fome.

Faça pelo menos três refeições por dia, não se preocupe com quantidades ou calorias, coma até sentir-se satisfeito.

Os alimentos permitidos nesta fase são:

- Carne magra: vitela e boi sem gordura, grelhadas, assadas ou cozidas.
- Carne branca: aves (com exceção de pato) e coelho.
- Peixe (todos): magros, gordurosos, brancos ou não, crus ou cozidos.
- Miúdos: fígado, rim e língua de vitela.
- Frutos do mar: camarão, lula e marisco.
- Frios: presunto magro, presunto de frango e peito de peru light.
- Laticínios: queijo e iogurte 0% gordura e leite desnatado. (duas porções por dia, no máximo).
- Ovo: dois por dia, no máximo.
- Adoçantes (exceto a frutose), mostarda, vinagre, especiarias, ervas, alho, cebola (como tempero), suco de limão (somente como tempero, não para beber), ketchup livre de açúcar (com moderação), goma de mascar sem açúcar

Nesta fase, você pode experimentar alguns efeitos colaterais como prisão de ventre, boca seca e mau hálito, por isso, a ingestão de água é fundamental.

Segunda fase: Transição

Nesta fase, você pode consumir verduras e legumes à vontade, mas somente em dias alternados. Ou seja, um dia você segue o cardápio da fase 2 (proteína + verduras + legumes) e no outro o da fase 1 (somente proteínas). Permaneça nesta fase até chegar ao peso desejado.

Os vegetais permitidos são: alface, rúcula, agrião, espinafre, acelga, alcachofra, aspargos, brócolis, repolho, couve-flor, couve de Bruxelas, aipo, chicória, pepino, feijão, cogumelos, cebola, pimenta, abóbora, tomate, entre outros. Evite arroz, batata, cenoura, milho e ervilha.

Terceira fase: momento de consolidar

Quando atingir o peso desejado, você deverá passar para a fase de consolidação. Esta é uma etapa planejada para evitar o efeito rebote, ou seja, impedir que você recupere o peso eliminado novamente. Para cada quilo perdido, você deverá ficar 10 dias nesta fase. Assim, se você eliminou 8 quilos, deverá seguir este plano por 80 dias (8 x 10).

Mas não se desespere. A dieta fica mais gostosa, pois você irá introduzir novos alimentos, além de todos os alimentos da fase de transição.

Você poderá consumir:

- 2 fatias de pão integral por dia (dê preferência aos pães 100% integrais)
- 1 porção de fruta (exceto banana, abacate, cereja e castanha) por dia: considere porção uma unidade para frutas de tamanho médio como maçã, pera, laranja, pêssego ou nectarina. Para as frutas maiores e menores, a porção é uma taça de morangos, uma fatia de melão ou de mamão, dois kiwis, dois
damascos, uma manga pequena ou metade de uma grande.
- 2 porções de carboidratos complexos por semana, priorizando a seguinte ordem: massa integral ou grano duro (1 escumadeira); polenta (1 fatia média), lentilha, feijão, ervilha seca ou grão-de-bico (4 colheres de sopa); arroz integral e batata (3 colheres de sopa).
- 1 porção (40 gramas) de queijo: prato, emmenthal, guyère e provolone - eles passam pelo processo de cozimento e têm menos gordura que os fermentados, como gorgonzola, camembert e brie. Queijos brancos são liberados, desde que não contenham mais de 20% de gordura.

Além de todos estes alimentos, você poderá fazer duas refeições de gala (sem restrições) por semana, desde que sejam respeitadas duas condições: nunca repetir o prato e não fazer duas refeições deste tipo seguidas, ou seja, entre uma refeição de gala e outra, deve haver uma refeição Dukan, para que o organismo tenha tempo de queimar o carboidrato em excesso.

Uma dica: deixe pelo menos uma refeição de gala para ser saboreada com calma, com direito aquela sobremesa que você adora. E não se esqueça dos convites de última hora. É sempre bom ter uma refeição de gala na manga.

E, para não colocar a silhueta em risco, é fundamental eleger um dia da semana para fazer a dieta só com proteínas, a mesma adotada na fase 1.

A última fase: estabilização

Passada a fase de consolidação, você não corre mais riscos de recuperar o peso desde que obedeça a uma regra muito simples: Você pode comer o que quiser durante seis dias da semana se seguir o cardápio da fase 1 um dia por semana, por toda a vida. Escolha um dia da semana, por exemplo quinta-feira, para se alimentar somente das proteínas permitidas na fase 1. Anote este dia, pois não é recomendável mudá-lo com frequência.

Por fim, se você ganhar alguns quilos, não espere ganhar mais. Inclua um segundo dia de proteínas na sua dieta até voltar ao peso correto.

Outra recomendação é consumir 3 colheres de farelo de trigo e aveia, rico em fibras solúveis e indispensáveis para manter o intestino saudável e regulado.

Por fim, se você domina o idioma inglês descubra seu peso ideal e por quantos dias você deve permanecer na fase de ataque e transição no site http://www.dukandiet.co.uk (em inglês).



Fonte: Mais que beleza

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...