quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Série de Tv: Boardwalk Empire


Faço questão de escrever um texto sobre a melhor série de 2010 que vai iniciar a sua 2º temporada em setembro de 2011 – em minha opinião. Boardwalk não é apenas “a nova série de máfia da HBO”, essa é uma obra prima da televisão, inspirada em fatos reais, em pessoas reais, que enxergaram na Lei Seca a oportunidade de fazer dinheiro, a oportunidade de alcançar o almejado sonho americano. Essa é a história do lado negro do sonho americano.

Spoilers Abaixo:

Acredito que a grande maioria já ouviu pelo menos algum elogio referente a parte técnica de Boardwalk Empire. Realmente é impressionante a caracterização e toda a produção criada especialmente para trazer Atlantic City de 1920 a vida. Algo digno de cinema. Sem falar nos grandes nomes envolvidos no roteiro, direção e produção executiva. Se nomes como Terence Winter e Martin Scorsese não significam nada para você, não se preocupe, pois esse texto será focado nos personagens.

Nucky Thompson


Nucky não era um gangster. Nucky era um político corrupto, e a partir do momento que a Lei Seca entrou em vigor, foi motivo de celebração para qualquer pessoa com algum tipo de poder. Steve Buscemi interpreta o faraó de Atlantic City, o homem que por décadas usou seu status de tesoureiro da cidade para coletar gordas porcentagens de qualquer coisa que fosse ilegal na cidade. O grande trunfo de Nucky Thompson era o seu carisma. Por mais que ele lucrasse com a ilegalidade, todos o amavam. Nucky era capaz de demonstrar benevolência e charme para seus eleitores e crueldade e sagacidade para seus inimigos.

Atlantic City era diferente de qualquer outra cidade durante a Lei Seca. Era como se fosse um reino avulso que beirava o oceano, e todos que queriam importar ilegalmente bebidas de outros países, encontravam em Atlantic City um porto seguro. Literalmente. Em certo momento da história a cidade ficou conhecida como “O Parque de Diversões do Mundo”. Nunca faltava álcool, jogos de azar e prostituas.

Nucky Thompson é baseado em Nucky Johnson, o verdadeiro faraó de Atlantic City. Os roteiristas de Boardwalk Empire optaram por não usar o nome verdadeiro para se darem ao luxo da valiosa liberdade criativa.

Margaret Schroeder


Essa talvez seja a personagem que mais evoluiu durante a primeira temporada. Na primeira vez que encontramos Margaret Schroeder (Kelly MacDonald) ela não passava de uma inocente vítima que acreditava e apoiava os valores da Lei Seca. Ela era abusada pelo marido e se emocionou com o discurso barato de Nucky Thompson. Doze episódios depois, Margaret já havia perdido sua inocência e tinha total ciência de que seu marido tinha sido morto por ordens de Nucky e que o mesmo controlava todas as ilegalidades da cidade. Mesmo assim, ela resolve tomar seu lugar de rainha ao lado de Nucky. Ela agora também concorda que “notícia boa não é a mesma coisa sem champanhe”.

Jimmy Darmody


A história de Jimmy (Michael Pitt) talvez seja a mais intrigante de todos os personagens da série. Jimmy é filho do político corrupto original de Atlantic City, o Comodoro Kaestner com a showgirl, Gillian. Na época que Kaestner se interessou por Gillian, a garota tinha apenas 13 anos, mas mesmo assim foi levada até a casa do Comodoro pelo xerife, que era ninguém menos que Nucky Thompson. Nucky se sentia responsável por Jimmy e o tomou como seu pupilo. O rapaz era inteligente e tinha um futuro acadêmico certo pela frente, porém, Jimmy foi convocado para a 1ª Guerra Mundial e quando retornou para Atlantic City era um homem completamente transformado. Um homem ambicioso e violento, que de qualquer forma queria alcançar o sonho americano. Ele não pensa duas vezes em se aliar com os gângsteres ou lembrar Nucky que o mundo tinha mudado. No entanto, a motivação de Jimmy é diferente dos outros bandidos. Ele quer uma vida melhor para seu filho e esposa e não apenas ostentar novos ternos e carros.

Agente Nelson Van Alden


A cultura americana mudou do dia para a noite com a Lei Seca e um dos efeitos colaterais foi o crescimento exponencial do crime organizado. O agente Van Alden (Michael Shannon) é um homem com uma missão. Ele acredita cegamente na sua luta contra o álcool e embora seja um religioso extremista e puritano, sua bússola moral é totalmente desnorteada. Ao mesmo tempo em que ele se julga um homem da lei, ele não vê problema em torturar suspeitos para obter informações e em certo ponto da série ele chega a “matar sem querer” o próprio parceiro. Quando ele estava pronto para abandonar Atlantic City por não conseguir os resultados que gostaria, ele ora e pede um sinal a Deus para que ele e sua esposa não deixem a cidade. A resposta vem em forma de uma prostituta grávida de seu filho.

Arnold Rothstein


Arnold Rothstein (Michael Stuhlbarg) foi um criminoso diferente. Para começar ele era muito inteligente, seu apelido era “O Cérebro” e ele enxergava o crime organizado como uma espécie de corporação, onde ele era o presidente da empresa. Em Nova York ele mandava e desmandava, sempre bem vestido e de uma calma assustadora. Ele ficou muito conhecido por fazer fortuna em “apostas certas”, onde ele subornava quem fosse preciso para garantir resultados a seu favor. O caso mais famoso foi a final do campeonato de Baseball de 1919 onde supostamente ele teria pagado jogadores do Chicago White Sox para perderem o jogo de propósito. Um de seus pupilos era o jovem italiano destemido, Lucky Luciano…

Lucky Luciano


… O Lucky Luciano (Vincent Piazza) que vemos em Boardwalk Empire ainda está longe de ser “o pai da máfia italiana moderna” que um dia ele se tornaria, mas já temos uma noção de como esse trajeto começou a ser traçado. O tempo todo ele é guiado por Arnold Rothstein que o ensina a falar, se vestir e encarar o crime da forma corporativa como ele encarava.

Al Capone


Da mesma forma que Lucky Luciano, o Al Capone de Boardwalk ainda é jovem e está apenas começando sua notória carreira criminosa, mas podemos ver como nessa época ele já era uma explosão esperando acontecer. Al Capone atuava em Chicago com a máfia italiana e logo no começo da série existem cenas que mostram porque ele teve a fama de psicopata.

Acompanhar a trajetória desses personagens intrigantes e a forma como seus caminhos se cruzam é a grande beleza de Boardwalk Empire, que possui com uma narrativa sólida contada por brilhantes roteiristas e representada por um elenco sensacional. O que acontece quando o ser humano e dominado pela ganância e corrupção? O que acontece quando tudo que você quer está aos seus pés?

Fonte: Série Maníaco




Estados Unidos nos anos 1920: depois do fim da Primeira Guerra, parecia que só havia bons tempos pela frente, com a economia em alta, o avanço de novas tecnologias e a efervescência das operações ilegais que satisfaziam os desejos de todas as classes sociais, principalmente quando se tratava de contrabando de bebidas em tempos de Lei Seca.   Nesse contexto, acompanhamos a trajetória de Enoch "Nucky" Thompson, o tesoureiro de Atlantic City e grande chefe do crime organizado. Parte político, parte gângster, Nucky se sente confortável nas duas posições e nada o impedirá de expandir o seu império - até que um de seus seguidores comete atos impensados para obter mais poder, o que pode colocar tudo a perder.   Steve Buscemi, astro de Cães de Aluguel, Fargo, Con Air e outros, é o protagonista da nova série de época da HBO. Por trás das câmeras monstros do cinema e da televisão comandam a nova série: os premiados Martin Scorsese e Terence Winter, roteirista de A Família Soprano. 

1º temporada com 12 episódios de 2010.

Trailer oficial de lançamento

2º Temporada que inicio em setembro de 2011.

Cartas da 2º temporada

Trailer da 2º temporada


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...